Conexão Brasil                                      
.

 

Dicas e Sugestões

 

      Esta é uma seção que estamos construindo, enriquecendo e atualizando em parceria com todos os nossos leitores.  
      A proposta é a disseminação de dicas e toques que podem ser úteis a todos nós.  
      No início, fizemos uma coletânea de várias dicas que já tinham sido divulgadas em edições anteriores do boletim. É possível que algumas dessas informações estejam defasadas. Se isso for constatado por algum leitor, pedimos-lhe que nos escreva atualizando ou corrigindo informações aqui anunciadas, bem como nos repassando novas dicas que possam enriquecer cada vez mais esta seção.
      Para consultar, basta clicar em um dos títulos indicados à direita, em ordem alfabética:


Aprenda a meditar sozinho
CDs de meditação
Como abrir um Centro Osho
Escolha de nome sannyas
Fotos do Osho
Livros esgotados do Osho
Mundo sannyas hoje
Não-Pensamento do Dia
Osho em inglês
Resorte do Osho em Puna

Vegetarianismo
Visitar Puna

 

--------------------

O Meditador auto-suficiente
A meditação é o canal que nos leva a contatar o nosso centro mais interior, chame ele essência, alma, deus interior, ou o que for.
Segundo Osho, esse contato só pode ser feito por mim mesmo. Ninguém pode fazer por mim.
As técnicas de meditação podem ser ensinadas. E é legal quando elas são praticadas em grupo. Essa é a finalidade de um Centro Osho.
Mas as técnicas do Osho não precisam ser ensinadas por um instrutor, nem precisam ser praticadas em grupo.
Por isso, no site oficial do Osho tem uma página que fala sobre o meditador auto-suficiente.
É claro que isso não é fácil. A meditação começa a mexer com coisas que estavam acomodadas nos nossos velhos baús e começa a jogar fora muitos apegos, crenças e ilusões. Isso costuma ser duro e às vezes dá medo. A gente quer mexer, mas quer continuar no controle. E a meditação muitas vezes nos leva a perder o controle, para que possamos dar o mergulho nesse espaço desconhecido que existe guardando dentro de nós.
O que a gente conhece é o que está no domínio da mente. E o que a meditação nos revela está no espaço de não-mente. A mente nada sabe, nada compreende desse espaço de não-mente. É o espaço vazio e silencioso da meditação.
Mas, se dá medo, então não é preciso um instrutor experiente?
O instrutor experiente só poderá lhe dizer: “é assim mesmo; continue indo mais fundo.” Nada mais ele poderá dizer, porque o mergulho é seu, o espaço desconhecido é seu, o que você vai encontrar é apenas você quem vai encontrar. Ninguém de fora consegue interferir nisso.
O único e grande apoio que você pode ter é do próprio Osho. Através da leitura de seus livros e de seus vídeos, você terá referências que lhe soprarão ao ouvido, quando estiver mergulhando na meditação: "é isso mesmo, é por aí mesmo, é sobre isso que Osho disse em seu livro, vou continuar aprofundando, pois ele diz que mais êxtases virão quanto mais eu aprofundar."
Visite a página do site oficial do Osho que fala sobre isso. O endereço da página é http://www.osho.com/meditation/Welcomemeditation.cfm
Leia também o livro "Meditação: Primeira e Última Liberdade". É um manual indispensável para todo meditador. Tem uma parte inicial bem didática que explica o que é meditação e como praticá-la. E depois tem uma segunda parte com dezenas de técnicas que você pode praticar no seu próprio espaço.
E caso persistam dúvidas, escreva para oshoinstituto@uol.com.br 

 

 

Como acessar o "Não-Pensamento do Dia"
É bem simples. Basta acessar o site www.osho.com e escolher a língua portuguesa (choose a language - Portuguese). Depois clique em "Revista" e quando abrir a página, procure por "Não-Pensamento do Dia" que fica no alto, à direita. É só clicar.

 

 

Livros do Osho em Inglês
Os interessados em adquirir livros do Osho em inglês podem escrever para oshoviha@oshoviha.org e entrar em contato com o Dhanyam ou a Avinasho. Eles são os coordenadores do Osho Viha, na Califórnia-USA. O site de contato é www.oshoviha.org 

 

 

Notícias do movimento sannyas no mundo hoje
Para quem domina o inglês e quer saber o que acontece com o movimento sannyas hoje, a boa sugestão é a revista bimestral Viha Connection, repleta de textos do Osho e de notícias da movimentação de sannyasins ao redor do mundo. A assinatura pode ser feita através do site www.oshoviha.org 

 

 

Osho sobre o Vegetarianismo
"Sou vegetariano e gostaria que todo o mundo se tornasse vegetariano."  Está frase é do Osho, extraída do livro The Last Testament, volume 5, capítulo 13. Entre as centenas de vídeos sobre o vegetarianismo disponíveis no You Tube e no Google Video há um que contribui de uma maneira especial para a realização do desejo do Osho que elevemos nossa consciência o suficiente para nos tornarmos vegetarianos. O título deste vídeo é "A Carne é Fraca", e o link: 
http://video.google.com/videosearch?q=A+Carne+%C3%A9+Fraca&sitesearch=#

 

 

Como obter CDs de Meditação sem recorrer à pirataria?
A New Earth Records é a gravadora americana que detém os direitos autorais para produzir os 10 principais CDs de meditação do Osho e distribuí-los ao redor do mundo. Eles são os CDs das meditações Dinâmica, Kundalini, No Dimensions, Gourishankar, Whirling (Giro Sufi), Mandala, Chakra Breathing, Chakra Sounds, Nadabrahma e Nataraj. O preço normal é $17,99, mas no momento existe uma promoção de cada CD a $ 12,99 + a taxa de correio dos Estados Unidos até o Brasil.
Esse preço poderá ficar substancialmente reduzido se você optar pelo download. Através do site da New Earth você pode fazer o download de qualquer um desses CDs, mediante o pagamento de uma taxa de $ 7,99 dólares, equivalente a menos que R$14,00. Após fazer o download em seu próprio computador, você poderá copiar um CD. É claro que você não vai ter o CD com a impressão no centro do disco nem vai ter o folheto da capa com todas as orientações e ilustrações. Mas terá um CD para praticar suas meditações e as orientações podem ser obtidas em livros ou pela internet.
Para fazer o download, visite o site www.newearthrecords.com , clique o título "Osho", depois clique no quadro "Osho inspired", na sequência escolha o título "Osho Meditation, Talks and Music" e, finalmente, escolha o bloco "Osho Active Meditations". Daí, escolha o CD que você quer, clique nele e depois procure pelo botão "7.99 download" e siga os procedimentos recomendados para fazer a compra. Irão lhe pedir para se registrar e criar uma conta junto à loja virtual. Escolha a forma de pagamento e finalize a transação. Geralmente, vendas assim são feitas mediante cartão de crédito internacional.
Esta é a melhor e mais fácil maneira de se obter os CDs de meditação. Por esse mesmo canal, também são oferecidos os CDs das músicas do Mundo do Osho e CDs com suas palestras. Tudo está disponível no site.

 

 

Um gostinho do Resorte do Osho em Puna-Índia
Basta clicar, ligar o som e curtir. http://www.youtube.com/watch?v=d_aTWw3PJ4w  

 

 

Escolha de nome sannyas - "nome de família (?)"
Atualmente, as pessoas interessadas em se tornar sannyasins, simplesmente acessam o site www.neosannyas.org  e podem escolher a versão em português (choose your language).  
Primeiro, sugere-se que abram a página "Osho sobre Sannyas" e leiam os textos do Osho falando sobre o sannyas.  
Depois que ler, se optar por ser um ou uma sannyasin, podem abrir a página "Nomes usados no passado" e escolher o seu nome numa lista que aparece de A a Z. Esta é uma decisão que a pessoa toma para a sua vida. É a pessoa que decide, é ela que escolhe o nome e não precisa pedir nem fazer comunicação a ninguém. O sannyas é um assunto absolutamente individual.  
O nome sannyas costuma ser precedido do que muita gente diz ser "nome de família".
 
Esta também é uma decisão sua. Você pode ficar apenas com um nome, ou pode adotar um "nome de família", se quiser.  
Nomes de família mais usados são: Prem, Deva, Sunder, Bodhi, Antar, Amrit, Dhyan, Atit, Veet, Chetan, Jivan, Atmo, Anand, Satyam, Divyam, Nirav, Dharma, Vimal, Shivam, Gyan, Shanti, Shantam, Marga, Alok, Yoga.  
Verifica-se no site do sannyas o significado de cada um, caso queira adotar um "nome de família".
 
As mulheres tem o nome precedido por Ma e os homens por Swami. É uma expressão de tratamento apenas, não é o nome.  
Caso a pessoa queira, pode fazer depois uma celebração do jeito que quiser. O mala não é obrigatório, mas aqueles que ainda conseguirem obtê-los devem usá-los de forma pessoal para meditação e em casa, como recomenda Osho em um de seus trechos selecionados.  
Mais do que nunca o sannyas tornou-se um assunto individual. O que o Resort está fazendo é se desconectar ao máximo deste assunto, para não haver mais esta coisa de alguém estar iniciando alguém e tirar essa idéia de um ritual, de uma relação com uma instituição, uma religião organizada...  
No novo site www.neosannyas.org  existe o “contate-nos”. Mas esse contato info@neosannyas.org é só para esclarecer isto que está dito acima e para questões gerais. Não é necessário enviar nenhuma mensagem se não houver dúvidas ao se ler o site. O Sannyas é livre... Que se desfrute com responsabilidade.

 

 

Fotos do Osho - como conseguir
Não é fácil conseguir um portador para comprar fotos em Puna e nos trazer devidamente protegidas. 
A solução para muita gente tem sido copiar alguma foto em arquivo e levar a um estúdio para revelação.  
Existe um site http://www.oshophotos.com/ que apresenta uma excelente galeria de fotos do Osho.  
Cada foto pode ser ampliada na tela e então apresenta um botão de download no seu lado direito. Você pode salvar no seu computador e depois levar o arquivo para um estúdio fazer a revelação.

 

 

Interesse em visitar o Osho International Meditation Resort em Puna
O interessado terá que checar os preços junto às agências de viagem.  
Há vários anos, uma agência no Rio costumava ter preços mais baratos. Hoje, pela internet se consegue tudo mais facilmente. De qualquer forma, o site deles é www.timebrazil.com.br . É bom consultar outras agências também. E se encontrar preços mais baratos, nos informe para incluirmos aqui.
Para se hospedar dentro do Resort de Meditação, as informações estão disponíveis no site www.osho.com  . Escolha a opção de lingua portuguesa, abra a seção "Resort de Meditação" e depois clique em "Guesthouse". O preço varia entre 80 e 90 dólares por dia. É um hotel cinco estrelas.  
Mas nas imediações do Resorte tem bons hoteis tipo 2, 3, 4 ou mesmo 5 estrelas, com preços mais accessíveis.. O acesso desses hoteis é fácil e não há problemas de circulação à noite. E, além disso, sempre se tem companhia de pessoas que também ficam mais tardes nos eventos do Resorte.
 
Se optar por alugar um quarto nas imediações do Resort (fica mais barato que hotel), é possível que, para se manter em Puna, gaste-se uns 800 a 1.000 dólares mensais: ticket para entrar no Resort todos os dias + comida no Resort (café da manhã, almoço e jantar) + aluguel de um quarto nas imediações do Resort.  
Alguém que tenha ido mais recentemente poderá nos corrigir e atualizar os valores.
Para saber o custo de cursos e workshops, basta visitar o site www.osho.com , escolher a opção de língua portuiguesa, e procurar em "Multiversity". Para se informar sobre o Resorte, abra a seção "Resorte".  
Existe um programa residencial de trabalho/meditação que também pode ser encontrar pesquisando no site www.osho.com .
Publicamos alguns detalhes do programa residencial na seção "Nossa Caixa de Entrada" do nosso boletim mensal de agosto/08. Clique em http://www.oshobrasil.com.br/conexaocaixa62.htm  
Dê uma olhada também em outras matérias que publicamos no nosso boletim Osho Conexão Brasil. Essas matérias foram publicadas há alguns anos, mas muitas informações ainda são pertinentes.. Para acessar, basta clicar nos endereços abaixo:  
www.oshobrasil.com.br/conexaopuna26.htm e  
www.oshobrasil.com.br/conexaopuna16.htm 

 

 

Como abrir um Centro de Meditação Osho
Cada Centro e Instituto Osho funciona de maneira independente. São ligados eventualmente por laços de amizade entre seus coordenadores.  
Na verdade, é a Osho Global Connections quem autoriza a abertura e funcionamento de centros de meditação com o nome Osho. O nome Osho é marca registrada da Osho International.  
Para isso se abrir um Centro, pede-se que a pessoa interessada participe de um estágio na antiga comuna do Osho, hoje chamada de Resort, em Puna-Índia.  
Para mais informações, acesse o site oficial do Osho - www.osho.com , abra qualquer das seções, e depois clique em "Osho Times". Em seguida, procure na coluna à esquerda a expressão "Osho International", clique, e depois em "Osho Global Connections". Finalmente clique no quadro "Manual de Orientação" ("Orientation Information") e terá todas as orientações sobre a abertura e funcionamento dos Centros Osho. Essa parte ainda não está traduzida para o português.  
Caso a pessoa disponha de um espaço onde pode e quer oferecer meditações do Osho com regularidade, sem se tornar um Centro oficial, a Osho Global Connections, pode incluir o nome desse espaço na relação disponível na internet, no site oficial do Osho - www.osho.com, como "Meditation Activity".  
O endereço da Osho Global Connections é global@osho.net . Pede-se para escrever em inglês, pois lá não se entende o português.

 

 

Como conseguir livros esgotados (usados) do Osho
Uma dica bastante útil. Há um site que reune vários sebos do Brasil e entrega os livros pelo correio onde a pessoa estiver. Há muitos exemplares do Osho. Vale a pena visitar. o endereço é www.estantevirtual.com.br Eles mantêm um sistema pelo qual o interessado pode fazer consulta sobre a qualidade dos serviços prestados por cada sebo indicado pelo site.  
Outro site em que talvez se encontrem livros do Osho esgotados é: www.arremate.com.br e, para importados, www.bookfinder.com.

 

----------------------

Didgeridoo

um instrumento aborígine australiano
fácil de tocar, som preenchedor, silencia a mente
www.didgeridoo.com.br

Mandala de Luz

Mandalas para trazer beleza e harmonia
Criadas por Shanti e Gyano
visite o site das mandalas
http://mandaladeluz.110mb.com

 

 

Instituto Osho - Caixa Postal 450 - CEP 36001-970 - Juiz de Fora-MG
telefax: (32) 3232-4635 -E-mail: oshoinstituto@uol.com.br