Conexão Brasil                                                       novembro de 2005
 

 

Notícias de Puna


Mensalmente, o Osho Conexão Brasil apresenta aos seus leitores notícias diretamente de Puna, Índia. Esta coluna é de responsabilidade do Sw. Prasado, brasileiro, há alguns anos residente em Puna, na Osho Commune International, onde cuida da tradução para o português do site oficial do Osho:   www.osho.com .

 


Sw. Prasado

. 

Olá amigos,

                   Aumenta gradativamente o fluxo de saniasins e visitantes no resorte em Puna. Mas ainda não podemos dizer que a alta temporada já começou. Somente a partir do próximo mês de novembro o lugar estará lotado.
                    Inaugurado o novo salão do plaza. Obedecendo o novo estilo de luxo do resorte e preservando a cor negra das outras instalações do campus. Logo vocês vão poder ver as fotos do novo plaza café no site www.osho.com 

          Nesta edição do boletim temos uma entrevista com Christina. Uma brasileira de São Paulo que se apaixonou pela Índia. Ela adora viajar explorando o país. Conhece muito dos costumes dos indianos. E dá dicas preciosas sobre os melhores roteiros para quem pretende viajar pela Índia.

Como você soube do Osho e como veio parar na Índia?

          Minha ligação com a Índia e com o Osho não é nada lógica, aconteceu.
          Quando era pequena e comecei a desenhar casinhas, também desenhava palácios com as cúpulas como a do Taj Mahal. Sempre pensei que fossem construções árabes. Quando vim para a Índia soube dos Mongóis, que vieram da Pérsia e fizeram grandes construções. Eles eram mulçumanos. 
          Sempre sentia uma grande saudade da Índia sem nunca ter vindo ali.
          Sou psicóloga e fiz muitos cursos e worshops. A maioria deles tinham algo do Osho, as terapias ou meditações. Descobri isso só 2 anos depois de ter participado dos grupos.
Tudo que me caia na mão sobre Osho eu adorava. Suas idéias eram ótimas.
          Quando tive a chance de vir para a Índia, há 3 anos atrás, senti um curto circuito quando cheguei no Ashram. E senti-me acolhida pela mãe Índia desde o primeiro dia. Meu coração é meio brasileiro e meio Indiano.

 
Tendo em vista os visitantes do resorte de Osho em Puna, qual o melhor roteiro de lugares para se conhecer na Índia?

          Para conhecer toda a Índia você leva vários anos. Tudo é pitoresco e maravilhoso. Uma viagem no tempo e na historia.
          Tendo em vista os visitantes do resorte de Osho, podemos começar bem perto de Puna, AURANGABAD. Fica a 4 horas de ônibus de Puna. Lá você visita as cavernas e templos de Ajanta e Ellora. São templos e monastérios escavados na rocha. Algo monumental. 
         
Já estive ali duas vezes e quero voltar. Em novembro tem o festival de dança de Ellora que é imperdível.  Você pode ficar em uma pousada de U$ 7 ou um hotel U$ 30.
         
Quem vem para a Índia também quer ver o Taj Mahal. Realmente é um lugar lindo e vale a pena. Fica em AGRA. A quatro horas da capital Nova Delhi ou quatro horas de Jaipur. Em Agra você visita o Taj de

manhã cedo e depois vai até o Forte. Um exemplo fantástico de arquitetura. Com calefação, ventilação, sistema hidráulico, tudo sem eletricidade. Um dia em Agra é suficiente. Cuidado com a comida e com a água. Coma em restaurantes bons e não compre água de beber na rua. Tem muita contaminação devido à falta de higiene.
          JAIPUR, capital do Rajastão, a cidade cor de rosa. Lá você precisa de uns três dias ou mais. Tem o Ambar forte, que vc sobe de elefante, o palácio da cidade, palácio dos ventos, museu e o observatório astronômico. E não se esqueça do Bapu Bazar. Muitas compras, roupas coloridas, bijuterias em laka, é de enlouquecer....
         
Aproveite e dê um pulo em PUSHKAR, uma hora de trem até Ajmer e mais 10 minutos de táxi. É uma cidade toda branquinha em volta de um lago. É a cidade onde tem o único templo de Brahma da Índia. As pousadas são bem baratas, a partir de 3 dólares, comida boa e muitas compras. Só não caia na conversa dos Brâmanes para fazer um Puja pra você. Negocie o preço antes....
         
NOVA DELHI, tem alguns pontos turísticos como o templo Flor de Lótus (ecumênico), pilares de ferro que não enferrujam,... Mas o melhor de Delhi são os bazares. Pahar Ganji ( não sei se é assim que se escreve), Palika bazar, Janpati, Conaught Place.... Os hotéis são mais caros. Perto da estação você consegue por 10 dólares. Mas o local não é dos melhores.
         
Outro lugar lindo, mas para ir de trem ou de avião é KAJURAHO. Você passeia num lindo jardim com templos com esculturas tântricas de mil anos de idade. Templos eróticos... mostra como a Índia mudou desde então. Numa época quando não havia repressão sexual na Índia. A cultura era bem diferente. Um dia no Templo do Kajuraho é suficiente.
         
Se você quiser fazer Yoga, vá para RISHKESH, capital da HATHA YOGA na Índia. Uma linda aldeia na beira do rio Ganges. No mínimo uma semana. O Ganges ali é limpinho e dá para nadar (só que de roupa, nunca de biquine). Também é legal fazer rafting. Ver o puja em Hariduar,.... curtir a paz e a natureza.
         
Viaje de trem; é ótimo. Sempre de segunda ou terceira classe com ar-condicionado. Você dorme no trem em camas/beliches. Mas não se esqueça de levar coisinhas leves para comer como frutas e sanduíches. Não recomendo a refeição servida no trem. Mas tem chás, café, refrigerantes, água mineral e salgadinhos vendendo em cada estação a todo momento.

A próxima pergunta é sobre Goa. Todos os anos, centenas de saniasins e visitantes deixam o resorte em Puna para passar uma temporada em Goa participar dos chamados festivais espirituais de música e meditação. Alguns retornam, outros ficam por lá. Conte sua experiência na região.

          Saindo de Puna, ir a Goa é muito fácil; tem ônibus leito com cama de verdade; você vai dormindo deitadinho, no balanço do buzão!!! São beliches de casal, é meio apertadinho, mas para ir namorando é legal, tem cortininha que te dá privacidade. É bom comprar os 2 lugares pra ir confortável. A viagem é à noite e leva 9 horas.
          Goa lembra a Bahia de 30 anos atrás. Mesma vegetação, praias limpas, e muita paz ou muitas baladas. Depende de você. O lugar preferido dos saniasins é Candolim. Uma praia grande e bem sossegada. De tanto em tanto tem barracas onde você pode comer peixe, camarão (mais barato que o peixe), e tomar cerveja, água de coco...
         
Tem muitas pousadas com preços razoáveis. Fora de temporada você consegue a diária por 300 rúpias, (U$7), mas na alta temporada os preços sobem. Recomendo a pousada do Pinto. Ele é uma das poucas pessoas que fala português em Goa, que já foi colônia portuguesa.
         
Para se locomover o mais barato é alugar uma moto scooter. De 100 a 1500 rúpias por dia. Traga carteira de motorista!
         
Tem várias praias, cada uma com suas características. A mais longe, distante 1 hora, é Arambol. Praia selvagem, com lagoa de água doce e riacho com argila. Tem alguns restaurantes muito simpáticos com redes ou colchões no chão. Você encontra até comida Nepalesa. Arambol é o reduto dos Hippies e do pessoal alternativo. Tem quartos para alugar, mas não tem chuveiro quente.
         
Anjuna é a praia do Market e das baladas. Uma feira de roupas e artesanato enorme. Depois é só ir para as pedras e ver o pôr do sol, que se põe no mar, como nos seus desenhos de criança. Também dá pra curtir uma boa musica e baladas...
         
Baga Beach é a praia das barracas, do agito. Aluguei até uma prancha de "morei". Isso é algo que os indianos não fazem. Eles não têm nossa cultura de praia. Não gostam de pegar sol para não escurecer a pele. Nem as crianças fazem castelinho de areia. Mas você encontra muitos ingleses e europeus no lugar. 
         
Goa é um dos poucos lugares da Índia onde se pode fazer Topless. Andar quase nua, namorar, andar de mãos dadas... É bem ocidental.
         
Goa também tem vida cultural, shows, recitais de música e dança clássica indiana, exposições de arte, gastronomia,...E muitas compras. Nem sempre nos markets é mais barato! E para quem é alternativo tem várias escolas de yoga e meditação, tratamentos ayurvédicos, spas,...
         
No fim do ano muita gente vai para Goa que é mais divertido, tem mais agito, Nigth Bazar, Anjuna, Raves... Lugar para paquerar, se divertir, veranear. Eu nesse ano vou passar o Reveillon por lá. Vai ser tudo de bom.
         
Beijos com muito "Axé " de Goa.

 

                                                                         Puna, 27 de outubro de 2005

                                                                                   Swami Prasado

 

                                                                            swamiprasado@yahoo.com  

 

Instituto Osho Brasil - Caixa Postal 6157 - CEP 70749-970 - Brasília-DF
telefax: (61) 3468-1250 - E-mail: osho_brasil@uol.com.br - www.oshobrasil.com.br