OSHO CONEXÃO BRASIL                                 outubro de 2003


Notícias de Puna


Mensalmente, o boletim Osho Conexão Brasil apresenta aos seus leitores notícias diretamente de Puna, Índia. Esta coluna é de responsabilidade do Sw. Prasado, brasileiro, há alguns anos residente em Puna, na Osho Commune International, onde é o responsável pela tradução para o português do site oficial do Osho:   www.osho.com .


                        
O que é Deus (exatamente)?  

         Quando nos deparamos com a palavra Deus, escrita ou pensada, uma nuvem escura de alienação nos encobre. O que existe por trás da palavra Deus? Ficção ou realidade?
          Na pré-história, quando o homem vivia em cavernas, deus talvez fosse uma necessidade. O homem precisava de um protetor, para servir de consolação.
         
Nos dias atuais, o homem já ultrapassou seu estado primitivo de consciência, ele tornou-se mais inteligente e hoje ele pode perceber o mito de Deus. Ele conviveu todo esse tempo com a mentira como se fosse verdade. Mas agora que ele é mais inteligente, ele pode ver a falsidade de toda a mentira religiosa e um grande problema surge para o homem.
         
Sem Deus, desaparece o consolo psicológico de um protetor bondoso, amoroso.
         
Sem Deus, uma tremenda responsabilidade recai sobre nós; passamos a ser responsáveis por nós mesmos, pelo planeta Terra e pela vida que pulsa nele.
         
Um enorme vazio abre-se diante de nós. Sentimo-nos estrangeiros com relação a existência. Muitas questões fervilham em nossa mente: Quem somos? E a vida? E todo esse universo? Como tudo isso veio a existir?
         
Vale lembrar que a palavra Deus é apenas um título dado a algo. As religiões e suas escrituras declaram que existe um Deus que é o criador de tudo que existe, afirmam que ele nos criou a sua própria imagem e semelhança.
         
Agora com os ensinamentos de Osho e com a meditação descobrimos exatamente o oposto: Deus foi criado pelo homem à sua própria imagem e semelhança.
         
As escrituras religiosas apresentam um Deus como uma super-pessoa – imortal, onisciente, onipotente, onipresente porém dotado com as qualidades humanas do ciúme, vingança, ódio, amor, bondade...
         
Esse Deus, assim considerado, não é levado a sério aqui na comuna de Osho. Esse deus é motivo de boas piadas contadas pelo próprio Osho em seus discursos diários.
          Respondendo a perguntas dos seus sannyasins, Osho nos mostra uma abordagem de Deus bem diferente daquela das religiões:

 


Friedrich Nietzsche declarou: “Deus está morto, portanto o homem está livre”. A própria idéia da morte dele gera intensa ansiedade, medo, pavor e angústia. Deus está realmente morto?

          "Da maneira como vejo as coisas, Deus nunca existiu, então como ele pode estar morto? Em primeiro lugar, ele nunca nasceu. Ele foi uma invenção dos sacerdotes, e foi inventado exatamente por essas razões: Devido a que o homem estava sob ansiedade, com medo, angustiado. Quando não havia nenhuma luz, nem fogo - apenas pense naqueles dias da humanidade na antiguidade – noites escuras, nenhuma luz, frio intenso, nenhuma roupa, animais selvagens por toda parte procurando comida e as pessoas escondidas em cavernas, trepadas nas árvores para evitar os animais.
          As religiões, e particularmente os sacerdotes por todo o mundo, seja qual for sua denominação, têm explorado o medo do homem, deram ao homem Deus, uma ficção, uma mentira – o qual, pelo menos temporariamente, encobre a ferida. “Não tenham medo, Deus está cuidando de vocês. Não se apavorem nem fiquem ansiosos, Deus existe, e tudo está bem. Tudo que vocês precisam fazer é acreditar em Deus e acreditar nos representantes de Deus, os sacerdotes, e acreditar nas escrituras que Deus enviou ao mundo. Tudo que vocês precisam fazer é acreditar”. E essa crença tem encoberto sua ansiedade, seu medo, pavor e angústia.
         
Conseqüentemente quando você ouve que Deus está morto, a própria idéia da morte dele gera intensa ansiedade. Isso significa que sua ferida ficou descoberta. Mas uma ferida encoberta não é uma ferida curada; na verdade para que o processo de cura aconteça esta ferida precisa estar aberta. Só assim, sob os raios do sol, a céu aberto, ela começará a ser curada. Uma ferida nunca deve ser encoberta, porque cobrindo-a você começa a esquecer.
         
Todo ferimento precisa ser curado, não encoberto. Encobrir não é o caminho. Deus era a cobertura, é por isso que o próprio conceito de que Deus está morto gera medo. O que quer que venha a sua mente, ansiedade intensa, medo, pavor, angústia – estas eram as coisas que os sacerdotes estavam encobrindo com a palavra ‘Deus’.
         
Mas com esse encobrimento, eles barraram a evolução do homem em direção ao estado búdico, eles interromperam o processo de cura do homem, eles travaram a busca do homem pela verdade. Uma mentira foi passada a vocês como verdade; naturalmente vocês não precisam mais buscar a verdade, vocês já a possuem.
         
È absolutamente necessário que Deus esteja morto. Mas quero que vocês conheçam meu entendimento. Foi bom Friedrich Nietzsche declarar que Deus está morto. Eu declaro que ele nunca nasceu. É uma ficção criada, uma invenção, não uma descoberta. Vocês compreendem a diferença entre uma invenção e uma descoberta?
         
Uma descoberta é sobre a verdade, uma invenção é manufaturada por vocês. É uma ficção manufaturada pelo homem.
         
Certamente que isso deu consolo, mas consolo não é a coisa certa! Consolo é ópio. Isso o torna inconsciente da realidade, e a vida está passando por vocês tão depressa – setenta anos passam ligeiro.
         
Qualquer um que lhe dê um sistema de crenças é seu inimigo, porque o sistema de crenças torna-se uma barreira para seus olhos, você não pode ver a verdade. O próprio desejo de encontrar a verdade desaparece.
         
Mas no começo isso é amargo: se todas as suas crenças forem tiradas de você. O medo e a ansiedade que você esteve reprimindo por milênios, que estão aí, bem vivos, irão vir a tona imediatamente. Nenhum Deus pode destruir isso, somente a busca da verdade e a experiência da verdade – não uma crença – é capaz de curar todas as suas feridas, de fazer você um ser íntegro. E a pessoa íntegra é a pessoa santa para mim.
         
Assim se Deus for removido e você começar a sentir medo, pavor e angústia, isso simplesmente mostra que Deus não era o remédio. Era somente um truque para manter seus olhos fechados. Era uma estratégia ofuscante para lhe manter na escuridão, e para lhe manter esperando que além da morte há um paraíso. Porque além da morte? Isso é porque você tem medo da morte, então o sacerdote cria o paraíso além da morte, justamente para remover seu medo. Mas este não é removido, é somente reprimido no seu inconsciente. E quanto mais fundo o medo for reprimido mais difícil fica livrar-se dele.
         
Portanto eu quero destruir todos os seus sistemas de crenças, todas as suas teologias, todas as suas religiões. Quero abrir todas as suas feridas para que elas possam sarar. O verdadeiro remédio não é um sistema de crenças; a medicina real é meditação. Você sabia que ambas as palavras procedem da mesma raiz: medicina e meditação? A medicina cura o corpo, meditação cura sua alma. Mas a função delas é a mesma, curar."

É possível ao homem viver sem Deus?

          "Sim. Na verdade, só é possível ao homem viver sem Deus. Um homem com Deus não vive, ele hesita em cada ponto do viver, ele fica indiferente.  
         
Ele está fazendo amor e ao mesmo tempo preocupado com o inferno. Como ele pode amar uma mulher quando a bíblia continua declarando que a mulher é o portão do inferno? Ele está fazendo amor e pensando sobre a bíblia e no sermão do domingo: “A mulher é o portão do inferno. O que você está fazendo?” Assim ele não pode nem amar, nem pode viver sem amor. Deus tornou o homem bem esquizofrênico, indiferente a tudo.  
         
Você está ganhando dinheiro, e ao mesmo tempo você sabe que sua ambição é um pecado. Se você não ganhar dinheiro você passa fome. Toda sua natureza rebela-se contra passar fome, força-o a ganhar alguma coisa para alimentar a si mesmo. A natureza puxa-o por um caminho, Deus e seus representantes puxam-no por outro caminho. Você fica numa posição estranha.  
         
Você está perguntando, “É possível ao homem viver sem Deus?” Só é possível viver se for totalmente sem Deus, viver meditativamente, viver completamente.  
         
 Vale a pena relembrar a declaração de Sigmund Freud. Porque todo o trabalho da vida inteira dele foi sobre sexo, ele achava que sexo era a raiz de todos os problemas. Mas ele nunca compreendeu que sexo não é o problema, é a repressão ao sexo que se constitui o problema. Os sacerdotes são o problema, Deus é o problema, as sagradas escrituras são o problema; sexo não é o problema.  
         
Sexo é uma coisa tão simples. Todos os animais estão desfrutando do sexo; nenhum deles vai para o divã do psicanalista. Eu nunca encontrei qualquer animal indo ao psiquiatra porque ele está se sentindo esquizofrênico. Todos eles estão vivendo e desfrutando, não há nenhum problema.  
         
Os pagãos viviam alegremente antes das religiões. Particularmente o cristianismo, os eliminou da face da terra. Eles não tinham idéia alguma sobre pecado. Eles amavam as mulheres, eles dançavam, bebiam, tocavam música. Todo a vida deles era pura alegria.  
         
Os sacerdotes não puderam destruir o sexo. Mas eles foram bem sucedidos em envenená-lo. Eles não puderam destruir o sexo, do contrário não haveria nenhuma humanidade. O sexo está aí, mas eles destruíram a alegria dele, eles o tornaram um grande pecado. Assim você está cometendo o pecado, e você acha que a mulher é a causa.  
         
A realidade é totalmente diferente; Deus é apenas uma ficção, ele não pode fazer nada. O sacerdote é o representante, o porta-voz de Deus, que prossegue criando todo tipo de sentimentos de culpa em você. Esses sentimentos de culpa não lhe permitem viver. Tudo está errado, tudo é um pecado.  
         
Assim sua questão, “É possível ao homem viver sem Deus?” – Eu lhe digo, só é possível ao homem viver se ele estiver sem Deus. Mas isso é só a metade. O Deus fictício tem que ser substituído por uma experiência real da verdade na meditação; do contrário você ficará insano."

Todas as religiões estão baseadas em Deus. Sua moralidade, seus mandamentos, suas orações, sua santidade – tudo aponta para Deus, e você diz que Deus está morto. Então o que irá acontecer com todas estas grandes coisas que dependem do conceito de Deus?

          "Todas essas coisas que dependem do conceito de Deus são falsas; os hipócritas são criados por todas estas coisas. Sua moralidade não é real, ela é imposta a partir do medo, ou a partir da ambição. A verdadeira moralidade surge somente na consciência do meditador. Não é algo importado do exterior, é algo que surge em seu próprio ser. É espontâneo. E quando a moralidade é espontânea, é uma alegria, é simplesmente um compartilhar de sua compaixão e amor.  
         
Todas as qualidades que são dependentes de Deus irão desaparecer com o desaparecimento de Deus. Elas são bem superficiais.  
         
Há uma moralidade que é imposta do exterior que nunca está em sintonia com seu coração. E há uma moralidade que procede de dentro de você, que está sempre em sintonia com seu coração e em sintonia com o coração do universo. Essa é a moralidade autêntica.  
         
Eu não dou a vocês nenhuma disciplina, nenhuma moralidade. Eu simplesmente lhes dou uma visão clara. Dessa clareza, tudo que vier é bom, é divino, é moral."

Deus está morto, mas surge a questão: quem começou este universo?

          "Não há necessidade de alguém iniciá-lo, porque não há nenhum princípio para esse universo, e não há nenhum fim.  
         
Esta questão tem sido explorada por todas as religiões, porque todo mundo quer saber quem começou o universo, porque suas mentes são tão pequenas que elas não podem conceber um universo sem começo, um universo sem fim, apenas da eternidade para eternidade. Devido a você não poder conceber essa vastidão, surgem suas questões, “Quem criou o universo? Quem o começou?”
         
Mas se houvesse alguém para iniciá-lo, então já teria havido um universo. Você vê a simples aritmética? Se houvesse alguém para começá-lo, então você não pode chamar isso de princípio, alguém já estava lá antes.
         
Se você acha que Deus é algo necessário... isso lhe dá o consolo de que Deus criou o mundo, assim você tem um princípio. Mas quem criou Deus? Novamente você está de volta ao mesmo problema.  
         
E todas as religiões afirmam que Deus existe eternamente, não há nenhum criador de Deus. Se isso é verdadeiro para Deus, porque não é verdadeiro para a existência em si mesma? Ela é autônoma, existe por si própria. Não há nenhuma necessidade de algum criador porque esse criador exigirá outro criador e você irá cair num absurdo regresso. Você pode ir de A a Z. Mas quem criou o Z? A questão permanece de pé, você vai simplesmente empurrando. Mas a questão não é solucionada porque você formulou uma pergunta errada.  
         
O universo não tem nenhum princípio, não é uma criação de alguém. Ele não tem nenhum fim. E lembre-se, se ele tivesse algum princípio, então certamente haveria um fim. Todo começo é o começo de um fim. Todo nascimento é o começo da morte. Assim isso é bom. Livre-se de Deus, porque se ele pode criar o mundo ele também pode destruir o mundo. E qualquer mundo que for criado está fadado a ser destruído cedo ou tarde. Se há nascimento, há morte. Somente um universo sem princípio pode ser infinito. 
         
Seu problema, portanto, é apenas devido a que a capacidade da mente é bem limitada. É por isso que quero que você vá além da mente. Somente a não-mente pode conceber o sem princípio, o sem final e o incompreensível torna-se absolutamente claro. Não há absolutamente nenhum problema.  Aqueles que foram além da mente também foram simultaneamente além de Deus. Deus é uma necessidade para a mente porque a mente não pode conceber coisas infinitas, eternas. As questões surgem devido a incapacidade, a impotência da mente."

Quem inventou Deus? Foi o homem simplesmente por não querer tomar responsabilidade por sua própria vida? Não é o sacerdote tão vítima de seu próprio medo de olhar dentro como qualquer outra pessoa?

          "O medo inventou Deus.  
          O sacerdote é uma vítima tanto quanto vocês.  
          Mas ele é mais esperto do que vocês  
          O medo que o homem tem da escuridão, o medo que o homem tem da doença, o medo que o homem tem da velhice, o medo que o homem tem da morte... Era preciso alguém para protegê-lo. Ele não pôde encontrar nenhuma proteção em lugar algum. Quando você não pode encontrar proteção em lugar nenhum você precisa inventar uma, como um consolo.  
         
Os padres sabem perfeitamente bem, talvez mais do que vocês, de que não há nenhum Deus. Mas os padres estão na profissão mais esperta do mundo – a pior e mais feia profissão, muito pior do que a prostituição.  
         
Os padres viram que todos estavam com medo e queriam alguma proteção. Assim o medo criou Deus, como uma segurança, como um seguro para depois que você morrer. Do contrário, parece que após a morte tudo é escuridão pela eternidade. O que acontecerá? Onde você estará? Todos os seus amigos serão deixados para trás, sua família será deixada para trás, ninguém virá com você, você não pode carregar nenhum dinheiro além da morte. Totalmente um mendigo, desnudo, apenas um esqueleto, você será levado a morte. E depois, pela eternidade... Isso cria uma grande ansiedade – que tipo de vida haverá depois da morte?  
         
Daí nosso medo, nosso pavor, nossa morte ter criado Deus. O sacerdote imediatamente viu uma grande desculpa para explorar as pessoas. Ele tornou-se o agente intermediário. Você não pode ver Deus, assim existe toda possibilidade que se não houvesse sacerdotes para continuamente persistir de que há Deus – filosofando, criando teologias, escrituras, templos, estátuas, rituais, orações, todo o drama... Ele fica entre você e Deus, e ele lhe diz, 'Eu tenho uma linha direta com Deus. Você não tem uma linha direta. Você me conta, você confessa a mim seus pecados, e irei dizer a Deus para lhe perdoar'."

Parece que a vida não é o valor máximo, o homem mecânico é sacrificável. Deus nada mais é do que uma fantasia doente; obviamente, ele não pode ser o valor máximo. Com o que ficamos então?

          "Com nada... somente você mesmo. Uma vez que Deus não é mais, você está aí, sozinho e responsável.  
         
As pessoas se apegam a Deus por uma certa razão. Eles estão lançando toda a responsabilidade sobre Deus. Ele cuidará, tudo que precisamos fazer é ir a igreja todo domingo – isso é o bastante – e Deus tomará conta.  
         
Mas vocês não sabem. No momento em que vocês entregam sua responsabilidade a Deus, vocês também entregam sua liberdade nas mãos dele, vocês tornam-se bonecos.  
         
Uma vez que você sabe que Deus é apenas uma fantasia doente, esse mesmo entendimento lhe fará saudável e íntegro. E sua integridade, sua solitude, é uma experiência tão bonita, você não precisa de nenhum valor, nenhum valor supremo. Você é o valor supremo. Seu próprio ser, quando descoberto em sua totalidade, é um Gautama Buddha. Você não necessita de nenhum outro valor como um incentivo para fazer a jornada em direção à meta.  
         
Tudo o que você precisa é abandonar suas fantasias doentes. Depois, todas as suas religiões irão desaparecer da terra, e isso o deixará absolutamente saudável. Nessa saúde e solitude, nessa liberdade, você irá encontrar seus picos e profundezas máximos. E isso é o que pode ser chamado de significado real, o valor supremo. Você é o valor máximo. É devido a fantasia doente que você não está olhando para si mesmo, você está olhando para as estrelas."

                                                                                                         Osho - God is Dead

 


 

                                    Somos Todos Divinos

 

          “Nós não somos o corpo e nós não somos a mente. Somos pura consciência, e pura consciência é o que Deus é. Quando você alcança seu próprio centro você tem uma surpresa: lá você não encontra a si mesmo de jeito nenhum, você encontra o próprio Deus. Ele não pode ser encontrado em nenhum outro lugar, ele está justamente residindo em você no seu próprio centro, esperando que você venha para casa”.  
          “Vocês são feitos da substância chamada Deus. É claro que não estamos conscientes disso mas isso não faz nenhuma diferença: conscientes ou inconscientes, despertos ou adormecidos, vocês são divinos. E aquele que está adormecido nesse momento pode ficar desperto no próximo.
         
Se pudermos compreender uma simples gota d’água, teremos compreendido toda a água que existe em toda parte. E cada homem é uma gota do orvalho de Deus. Se pudermos compreender um homem... e o mais fácil e o mais perto é a sua própria existência. Uma vez entendido o mistério, uma vez aberta a porta, você agora sabe que você é somente uma gota de orvalho da mesma realidade final que permeia toda existência. Assim não há nenhuma morte, nenhum medo, nenhuma ambição, nenhum desejo. A pessoa vive em absoluta liberdade, alegria e bênção”.
         
“Minha mensagem é simples - que encontrei Deus dentro de mim. Todo meu esforço é persuadir vocês a olharem para dentro”.
         
“Nossa consciência é pura, mas nossa mente é uma camada de poeira e nada mais. E quando essa camada de poeira for removida, nos tornamos capaz de refletir a realidade. E a realidade uma vez refletida como ela é, a pessoa começa a responder a ela, a pessoa torna-se responsável pela primeira vez.  À consciência deve ser permitida refletir a realidade – assim Deus está em todo lugar. Uma vez que sua consciência reflete aquilo que é, você sabe. Deus não precisa de qualquer prova. Somente Deus é e nada mais é. Toda forma é uma manifestação de Deus. E conhecer isso é um regozijo, porque isso significa que não há nenhuma morte, nenhuma miséria, nenhuma escuridão. A pessoa chegou em casa”.
         
“A única maneira de ser rico é tornar-se disponível à existência de Deus, para todas as suas cores, para todos seus arco-íris, para todas suas canções, para todas as árvores e flores. Porque Deus não é para ser encontrado nas igrejas – igrejas são feitas pelo homem. Deus é encontrado na natureza.
         
Você o encontrará nas estrelas, você o encontrará na terra. Você pode encontrar Deus ali na bela fragrância que brota da terra quando chove pela primeira vez. Você pode achar Deus nos olhos de uma vaca ou no sorriso de uma criança. Você pode encontrar Deus em todo lugar exceto nos lugares que os sacerdotes inventaram. Igrejas, templos, mesquitas – estes estão vazios, tão vazios quanto as pessoas.
         
No momento que a pessoa estiver preparada para aceitar a vida do jeito que ela vier, sem nenhuma condição, de repente Deus corre na direção dessa pessoa, de cada canto e esquina. Ficar repleto de Deus é a única possibilidade de ter algum significado na vida. E a pessoa que conheceu a Deus conheceu a imortalidade. Assim somente o corpo irá morrer; o núcleo essencial de seu ser irá permanecer para sempre e eternamente”.
         
“Deus só conhece um tempo e esse é o agora, e somente um espaço e esse é o aqui. Deus está sempre aqui/agora, uma vez que você se retira do passado e do futuro, só resta Deus. Não há necessidade de orar, não há necessidade de procurar escrituras, não há nenhuma necessidade de escavar em todos os tipos de ensinamentos esotéricos estúpidos”.
         
“Essa é minha abordagem – viver totalmente no presente. Nada mais é necessário.
         
Somente pessoas rebeldes conhecem o que a vida é. Somente os rebeldes sabem o que Deus é, porque Deus é o centro da vida. Na verdade Deus e vida são sinônimos”.

                                                                            Osho – A Must for Morning Contemplation

                                        


                                                                                        Puna, 28 de Setembro de 2003

                                                Swami Prasado

 

Instituto Osho Brasil - Caixa Postal 6157 - CEP 70749-970 - Brasília-DF
telefax: (61) 274-8497 - E-mail: osho_brasil@uol.com.br - www.oshobrasil.com.br