Um mundo maravilhoso
em mãos
erradas...
Amado
Osho,
Certa vez, você disse que este é um mundo maravilhoso, mas que
ele estava em mãos erradas. Eu concordo com todo o meu ser. Eu
sinto isso. Mas como poderemos deter essas mãos gananciosas que
estão torturando a natureza e escravizando os homens, se não
lutarmos e não brigarmos? Não é
preciso destruir o velho, para se construir o novo ?
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"Giovanni, essa é uma das armadilhas mais velhas em que o
homem tem caído. Sim, eu disse que o mundo é muito belo mas
que ele está em mãos erradas - e, imediatamente, a sua mente
começou a pensar em como destruir aquelas pessoas erradas, como
tirar o mundo dessas pessoas erradas, livrá-lo de suas mãos.
Ao invés de transformar a si mesmo, ao invés de transformar a
sua própria mente, você imediatamente começa a pensar em
termos de política. Eu falo religião e você imediatamente
interpreta como política.
E isso parece
lógico, Giovanni, porque isso parece perfeitamente correto: 'Mas
como poderemos deter essas mãos gananciosas que estão
torturando a natureza e escravizando os homens, se não lutarmos
e não brigarmos?'
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Mas, se você lutar e
brigar, você acha que será capaz de transformar o mundo e toda
essa situação? Ao lutar e brigar, você simplesmente vai se
tornar como aquelas pessoas contra as quais você está lutando
e brigando. Essa é uma das leis fundamentais da vida. Escolha
seus inimigos muito cuidadosamente! Os amigos você pode
escolher sem qualquer cuidado. Não há qualquer necessidade de
se preocupar com os amigos, porque amigos não têm impacto
sobre você, eles não impressionam você tanto quanto os
inimigos. É preciso tomar muito cuidado com os inimigos porque
você terá que brigar com eles. Ao brigar, você terá que usar
as mesmas estratégias e as mesmas táticas deles. E você usará
essas estratégias e táticas por anos e anos. Elas irão
condicionar você. É assim que tem acontecido ao longo das
eras.
Joseph Stálin revelou-se um czar
muito mais perigoso que os czares que haviam governado a Rússia
antes do comunismo tomar a direção. Por que? Porque ele
aprendeu a estratégia com os czares. Lutando contra os czares,
ele teve que aprender os caminhos e os meios; os mesmos caminhos
e meios usados pelos czares. Passando toda a vida lutando,
praticando violência, com o tempo Joseph Stálin chegou ao
poder. Ele foi um czar muito mais perigoso, obviamente, porque
ele foi o melhor ao lutar contra os czares. Ele precisou ser mais
esperto, mais violento, mais ambicioso e mais maquiavélico. De outra maneira,
teria sido impossível vencer os czares.
E ele fez o mesmo,
numa escala muito maior. Ele venceu todos os czares. Todos
os czares, colocados juntos, nunca praticaram tanta violência,
tantos assassinatos, quantos fez Joseph Stálin sozinho. Ele
aprendeu a lição tão bem que suspeita-se que o líder da
revolução, Lênin, foi envenenado pouco a pouco, por Joseph
Stalin, adulterando sua medicação. Ele estava doente e, com
sua medicação adulterada, ele foi envenenado pouco a pouco e morreu. Se Lênin
ainda estivesse vivo, Joseph Stálin seria o homem número
três, porque ainda havia um outro homem, Leon Trotsky, que era
o número dois. Assim, a primeira coisa a fazer era: como
destruir Lênin. E ele o matou. Depois, a segunda coisa
era: como matar Trotsky. E ele o matou. Então, ele ficou no
poder, e uma vez no poder, ele começou a matar muita gente.
Todos os membros do Politburo, os líderes comunistas do mais
alto comando, foram mortos por Stalin, um a um. Eles precisavam ser destituídos
do poder, porque todos
eles conheciam as estratégias.
Isso aconteceu com
todas as revoluções no mundo.
Agora, quando eu digo
que este mundo é muito belo, mas ele está em mãos erradas, eu
não quero dizer para você começar a lutar contra aquelas
mãos erradas. O que eu quero dizer é: por favor, não seja
aquelas mãos erradas, e isso é tudo.
Eu não ensino
revolução, eu ensino rebelião, e a diferença é grande.
Revolução é política e rebelião é religiosa. Revolução
necessita que você se organize como um partido político, como
um exército, e lute contra os inimigos. Rebelião significa que
você se rebela enquanto indivíduo, você simplesmente sai fora,
desiste de todo esse esquema. Pelo menos você não deve destruir a natureza.
E se mais e mais
pessoas se tornarem 'desistentes', o mundo poderá ser salvo. Essa
será a verdadeira revolução, não política. Ela será
espiritual. Se mais e mais pessoas abandonarem as velhas mentes
e seus caminhos, se mais e mais pessoas se tornarem mais
amorosas, se mais e mais pessoas forem não-ambiciosas, se mais
e mais pessoas forem não-gananciosas, se mais e mais pessoas
não estiverem mais interessadas em poder político, em
prestígio, em respeitabilidade...
Isso é o sannyas!
Sannyas é abandonar o velho e podre jogo, e viver a sua vida
por si mesmo. Não é uma briga contra o velho, é simplesmente
sair das garras do velho, e essa é a única maneira de
enfraquecê-lo, essa é a única maneira de destruí-lo.
Se milhões de
pessoas no mundo simplesmente escapassem das mãos dos
políticos, os políticos iriam morrer por si mesmos. Você não
consegue lutar contra eles. Se você lutar, você mesmo se torna
um político. Se você lutar contra eles, você se torna
ambicioso, você se torna ganancioso. Isso não irá ajudar.
Seja um 'desistente'. E
você tem uma vida pequena: por cinqüenta, sessenta ou setenta
anos você poderá estar aqui. Você não pode ter esperança de
transformar o mundo, mas você pode ter esperança de ainda
poder curtir e amar o mundo.
Use a oportunidade
desta vida para celebrar tanto quanto for possível. Não a
desperdice em brigas e lutas.
Eu não estou criando
uma força política aqui, não, absolutamente. Todas as
revoluções políticas fracassaram tão completamente que
somente os cegos podem continuar acreditando nelas. Aqueles que
têm olhos podem lhe ensinar alguma coisa nova.
Isso é alguma coisa
nova! Isso foi feito antes também, mas não em larga escala.
Nós temos que fazer isso em larga escala: milhões de
pessoas têm que se tornar 'desistentes'! Por 'desistentes' eu não
quero dizer que vocês têm que deixar a sociedade e ir para as
montanhas. Você segue vivendo na sociedade, mas você deixa a
ambição, você deixa a cobiça, você deixa o ódio. Você
vive na sociedade e é amoroso; vive na sociedade como um
ninguém.
Nós podemos mudar o
mundo todo, mas não pela luta. Não desta vez. Chega! Nós
temos que mudar este mundo pela celebração, pela dança, pelo
canto, pela música, pela meditação, pelo amor, não pela
briga.
O velho tem que
cessar, para que o novo surja, mas, por favor, não me
interprete mal.
Giovanni é um
italiano e a Itália moderna é política em demasia; todo o
pensar é político. Toda mente italiana é obcecada por
política. Talvez seja porque eles estão cheios do
Vaticano católico, do papa e de todas essas tolices. Eles viram
tanto isso que passaram para o outro extremo.
Certamente o velho
tem que cessar, mas o velho está dentro de você, não fora. Eu
não estou falando das velhas estruturas da sociedade, eu estou
falando da velha estrutura da sua mente, a qual tem que cessar
para que o novo surja. E é incrível, inimaginável,
inacreditável como um simples homem abandonando a velha
estrutura da mente cria um espaço tão grande para muitos
transformarem as suas vidas. Um simples homem transformando a si
mesmo, torna-se um desencadeador. E então, muitos outros começam a
mudar. A sua presença se torna um agente catalisador.
Essa é a rebelião
que eu ensino: você abandona a velha estrutura, você abandona
a velha cobiça, você abandona o velho idealismo. Você se
torna uma pessoa silenciosa, meditativa, amorosa. Você será
mais uma dança e então verá o que acontece. Alguém, mais
cedo ou mais tarde, irá juntar-se à dança com você, e
depois, outras pessoas mais. Foi assim que aconteceu aqui.
Lao Tzu diz que você
não precisa sair do seu quarto. Tudo pode acontecer enquanto
você vive dentro de seu quarto. Mas Lao Tzu teve que sair.
Ele costumava ir em seu búfalo, movimentando-se de uma vila a
outra. Eu tenho seguido o seu conselho. Eu nunca saio de meu
quarto.
A pequena Hasya vive
no Lao Tzu*. Outras
crianças perguntam a ela: "algumas vezes você vê o Osho
andando pela casa?' Mas ela ainda não me viu, então, o que ela
pode dizer?
Eu estou simplesmente
vivendo no meu quarto e todos vocês vieram de diferentes cantos
do mundo. Isso é um milagre! Por que vocês vieram? E muito mais
estão a caminho, eles chegarão logo. Este lugar vai se tornar
uma tremenda força no mundo, uma força transformadora no
mundo. Ele vai se tornar uma explosão espiritual, mas nós não
vamos lutar contra ninguém, nós não vamos brigar com
ninguém.
Eu não tenho
qualquer inclinação política. Eu sou totalmente contra a
política. Sim, o velho tem que cessar para que o novo surja,
mas o velho tem que cessar dentro de você, então o novo
surgirá aí. E uma vez que o novo esteja dentro de você, o
novo é contagioso, e começa a se espalhar em outras
pessoas.
A alegria é
contagiosa! Ria e você verá outras pessoas começando a rir.
Assim é com a tristeza; fique triste e alguém olhando para a
sua face séria, de repente se tornará triste. Nós não somos
separados, nós estamos juntos, ligados. Assim, quando o
coração de alguém começa a rir, muitos outros corações
começam a ser tocados, algumas vezes até corações
distantes.
Vocês vieram de
locais tão distantes. De alguma maneira, o meu riso
alcançou vocês, de alguma maneira, o meu amor alcançou
vocês. De alguma maneira, por algum caminho misterioso, o meu
ser tocou o seu ser e vocês vieram até aqui, enfrentando todas
as dificuldades. Mil e uma dificuldades estão sendo criadas, e
muitas outras serão criadas. Embora eu não esteja lutando
contra ninguém, ainda assim, aqueles que estão no poder ficam
com medo porque eles não conseguem pensar que possa haver um
homem sem inclinação política. Eles não conseguem acreditar
que possa haver um homem que possa atrair milhares de pessoas e
não use o poder dessas pessoas para alcançar algum poder
político, algum status político. Eles não conseguem acreditar
nisso! Como eles podem acreditar nisso? Eles só conseguem
entender o caminho que eles conhecem.
Assim, os políticos
ficam com medo e estão criando todo tipo de barreiras. Mas isso não vai dificultar ninguém. Na verdade, isso irá
ajudar-me tremendamente! Eu me tornarei um desafio para todas as
pessoas corajosas. Isso poderá impedir uns poucos covardes, e
será bom se eles forem impedidos, porque aqui eles não terão
qualquer proveito. Na verdade isso será como uma tela dizendo:
só as pessoas que podem ser beneficiadas por mim chegarão
aqui. Assim, isso é bom. Qualquer obstáculo que for criado
será bom.
Mas eu não estou lhe
ensinando a brigar contra coisa alguma. Sempre que você
briga contra alguma coisa, você se torna um reacionário,
porque isso é uma reação, você se torna obcecado a respeito
de alguma coisa, você fica contra aquilo. E então existe toda
a possibilidade de que a coisa que você está contra, o domine.
Talvez de uma maneira negativa, mas ela dominará você.
Friedrich Nietzche
era contra Jesus Cristo, em demasia. Mas a minha análise de Friedrich
Nietzche é que ele era muito impressionado com Jesus Cristo,
por isso ele era contra ele. Ele estava obcecado, ele estava
realmente tentando tornar-se um Jesus Cristo do seu próprio
jeito. O seu grande livro Assim Falava Zaratustra, é um
esforço para criar um novo evangelho. A linguagem que ele usa,
as metáforas que ele usa, a poesia que ele usa, certamente
lembram Jesus Cristo, embora fosse contra ele. Ele nunca
perdia uma oportunidade sequer; se ele pudesse condenar Jesus, ele
imediatamente condenava. Mas Jesus era repetidamente lembrado.
Ele estava obcecado.
Quando ele enlouqueceu, na
última fase de sua vida, ele passou a assinar suas
cartas como 'Anti-Cristo Friedrich Nietzche'. Ele não conseguiu
esquecer-se de Jesus, nem mesmo quando ele se tornou louco.
Primeiro ele escrevia 'Anti-Cristo' e depois ele assinava. Você
pode ver a obsessão, a profunda inveja que ele tinha de Jesus e
que o dominou
por toda a vida. Isso destruiu a sua imensa criatividade. Ele
poderia ter sido um rebelde, mas ele reduziu-se a um
reacionário. Ele poderia ter trazido alguma coisa nova para o
mundo, mas ele não conseguiu. Ele permaneceu obcecado em
relação a Jesus.
Eu não sou contra
nada nem ninguém. Eu não quero que você seja livre de
alguma coisa, eu simplesmente quero que você seja livre. Veja a
diferença: 'liberdade de' nunca é total; aquele 'de' o mantém
na armadilha do passado. 'Liberdade de' nunca pode ser liberdade
verdadeira. Nem a 'liberdade para' pode ser liberdade
verdadeira; ela está à procura de uma nova escravidão. E
essas 'liberdade de' e 'liberdade para' quase sempre seguem juntas
como dois lados de uma mesma moeda.
O que eu ensino é
simplesmente liberdade, nem 'de' nem 'para', simplesmente
liberdade. Nem contra o passado, nem a favor do futuro, mas
simplesmente estando no presente. "
* (NT:
Lao Tzu é o nome dado à casa em que Osho vivia, em seu
Ashram, em Puna).
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OSHO - The Guest - discourse nº 12 - pergunta nº 4
tradução: Sw.Bodhi Champak
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