Como
falar sobre a religião?
"Eu gostaria de começar com a bela peça de Samnuel Beckett,
'Esperando Godot'. Ela é absurda, como absurda é a vida, mas o
verdadeiro absurdo da vida, se compreendido profundamente, torna-se uma
indicação para alguma coisa que está além e cheio de significado. E
somente o além é cheio de significado: o que está além de você é
cheio de significado, o que está além da mente é cheio de
significado.
'Esperando Godot'
pode ser um grande começo para o Hassidismo, Zen ou Sufismo, uma
verdadeira indicação indireta, porque dizer alguma coisa diretamente a
respeito de tão íntimo e profundo fenômeno, é violentá-lo. Assim,
sejamos cuidadosos, movimentemo-nos devagar, pois o terreno é sagrado.
A cortina se
levanta: dois vagabundos estão sentados e esperando Godot. Quem é esse
Godot? Eles não sabem, ninguém sabe. Mesmo o Samuel Beckett, quando
uma vez lhe perguntaram quem era esse Godot, disse, 'Se eu soubesse,
teria dito na própria peça'.
Ninguém sabe,
isso é um gesto Zen. Mas a palavra Godot soa como Deus (God, em
inglês), o que é significante. Quem conhece Deus? Quem alguma vez o
conheceu? Quem pode dizer, quem pode proclamar: 'Eu conheço'? Toda
informação é tolice, e aquele que proclamar que conhece Deus, é
simplesmente estúpido.
Godot soa como
Deus (God), o desconhecido. Ele pode ser tudo, ele pode ser nada. Eles
estão esperando Godot.Se eles não conhecem esse Deus, por que eles
estão esperando? Porque se você não esperar por alguma coisa, você
cairá dentro do vazio mais interno; se você não estiver esperando que
alguma coisa aconteça, você terá que encarar o vácuo dentro de
você, o nada dentro de você, e isso dá medo, isso é como a morte.
Para evitar isso, para escapar disso, a pessoa projeta um sonho no
futuro. É assim que o tempo futuro é criado.
O futuro não é
parte do tempo, ele é parte da mente. O tempo é sempre presente. Ele
nunca é passado e nunca é futuro. Ele é sempre agora. A mente cria o
futuro, assim a pessoa pode evitar o 'agora', a pessoa pode olhar para
frente, para as nuvens, esperar alguma coisa e fingir que alguma coisa
está para acontecer e nada acontece.
Uma das verdades
mais básicas a respeito da vida humana é que jamais coisa alguma
acontece. Milhões de coisas parecem acontecer, mas nada jamais
acontece. A pessoa segue esperando, esperando, esperando: esperando
Godot. Quem é esse Godot? Ninguém sabe. Mas ainda assim, a pessoa tem
que projetar um sonho... como evitar o seu próprio vazio interior?
No Hassidismo há
um ditado: 'O homem é feito de pó e ao pó retornará - do pó para o
pó e no meio, uma bebida se acomoda'.
Essa bebida é o
desejo, a projeção, a ambição, o futuro, a imaginação. De outra
maneira, você iria se tornar, de repente, consciente de que você é
apenas pó e nada mais. Esperando pelo futuro, aguardando o futuro, o
pó tem um sonho ao redor, ele faz parte da glória do sonho, ele
ilumina. Através do sonho você sente que você é alguém. E sonhar
não custa nada, você pode sonhar. Mendigos podem sonhar que são
imperadores, não existe lei alguma contra isso. Para evitar o que é,
projeta-se um sonho de tornar-se algo. Aqueles dois vagabundos estão
personificando toda a humanidade.
O homem é um
vagabundo. De onde você veio? Você não é capaz de dizer. Para onde
você está indo? Você não é capaz de responder. Onde você está
exatamente agora, neste momento? No máximo você pode encolher os
ombros. O homem é um vagabundo, um viajante, sem lar no passado, sem
lar no futuro, viajante numa viagem contínua, sem fim. Beckett está
certo: aqueles dois vagabundos são toda a humanidade.
Mas para criar um
sonho, um não é suficiente, dois são necessários. Porque um será
menos do que é preciso, a ajuda do outro é necessária. Por isso que
aqueles que querem se livrar dos sonhos tentam ficar sozinhos, começam
a se tornar silenciosos, meditam, vão para o Himalaia. Eles tentam
ficar só, porque quando você está só é difícil. Pouco a pouco, de
novo e de novo, você vai sendo atirado de volta à sua realidade, não
existe apoio, não existe desculpa, por isso o outro é necessário. É
por isso que sempre que alguém se apaixona, de repente os sonhos
explodem no ser. O outro está ali, agora vocês podem sonhar juntos e
vocês podem ajudar um ao outro a evitar a si próprio. É por isso que
há tanta necessidade de amor, é uma necessidade de sonho.
Só, é muito
difícil sonhar. Pouco a pouco o sonho é quebrado e você é atirado à
realidade nua, ao vazio. Um amante é necessário, alguém para se
agarrar, alguém para olhar, alguém para compartilhar, alguém que vai
remendar os furos, que irá trazê-lo para fora de si mesmo, de maneira
que você não tenha que encarar a sua realidade nua.
A cortina sobe e
dois vagabundos estão sentados. Eles estão esperando Godot. Eles não
perguntam um ao outro: 'quem afinal é esse Godot?' porque perguntar
pode ser perigoso. Eles ambos sabem, lá no fundo, que eles estão
esperando ninguém. É perigoso, é arriscado perguntar 'quem é esse
Godot?'. O surgimento da própria pergunta será perigoso: o sonho se
despedaçará. Eles estão com medo, eles não perguntam.
Uma pergunta eles
evitam continuamente: 'quem é esse Godot?' e essa é a questão
básica, a que deveria ter sido formulada no primeiro momento em que a
pessoa se tornasse consciente. Você está esperando Godot. Pergunte:
'quem é esse Godot?' Mas esta questão mexe com eles. Por isso eles
conversam sobre muitas outras coisas. Eles dizem: 'quando ele vai
chegar? você tem certeza de que desta vez ele vai cumprir a promessa?
Ontem ele nos enganou, anteontem ele não veio e hoje também, a hora
prometida já está passando e parece que ele não está vindo'.
Eles estão
olhando para a estrada repetidas vezes, e a estrada está vazia. Mas
eles não formulam a questão básica. Eles nunca perguntam: 'quem é
Godot?'. Eles nunca perguntam 'quando ele prometeu a você que viria?
Onde você se encontrou com ele? Como você sabe que ele existe?'. Não,
eles nunca tocam nessa questões.
Essa é a maneira
como vivem todas as pessoas no mundo. Elas nunca formulam a questão
básica. Ela é arriscada, ela é muito perigosa. A pessoa tem que se
esconder, a pessoa tem que fingir que essa questão básica já é
conhecida. Lembre-se, a pessoa segue sempre perguntando as perguntas
secundárias.
Quando vocês
vêm a mim, raramente acontece de alguém formular um pergunta
primária.... só secundárias. E se eu tentar trazê-los para a
pergunta primária, vocês ficam amedrontados. Vocês perguntam coisas
fúteis que podem ser respondidas, mas que, mesmo sendo respondidas,
não lhes trazem ganho algum, porque elas não são básicas. É como se
a sua casa estivesse em chamas e você perguntasse 'quem plantou essas
árvores?'. A pergunta pode parecer relevante, ela pode ser respondida,
mas qual será o resultado disso?A casa está em chamas, você tem que
fazer alguma coisa, e perguntar o que é fundamental. Mas você nunca
pergunta.
E de novo eles
repetem, 'o dia está passando novamente e ele não veio'. E eles ajudam
um ao outro, 'ele deve estar chegando, ele talvez esteja atrasado.
Existem mil e um imprevistos. Mas ele é um homem em quem você pode
confiar, ele é confiável'. E esse 'ele' é simplesmente vazio.
Um dia mais se
passou e ele não veio e eles estão furiosos. Eles começam a dizer:
'agora é demais. É demais, e nós vamos embora'. Eles não podem
esperar mais, mas eles nunca vão embora. No dia seguinte, de novo eles
estão lá, sentados no mesmo lugar, esperando Godot novamente. E ontem
eles haviam decidido, eles tinham decidido veementemente que agora eles
iriam embora. 'Está acabado. Uma pessoa não pode esperar por alguém
por toda a vida. Então, se ele estiver vindo, tudo bem; mas se ele não
estiver vindo, também está tudo bem.'
Por que eles não
vão embora? Eles continuam repetindo que estão indo embora. O problema
é: para onde ir? Você pode ir embora, mas, para onde ir? Para qualquer
lugar que você for, você estará de novo esperando Godot, a mudança
de lugar não irá ajudar. Você pode ir para a Índia, você pode ir
para a Inglaterra ou para os Estados Unidos, ou você pode ir para o
Japão, mas qual será o resultado? Você estará esperando Godot.
Japão, Inglaterra, Índia, dá no mesmo. A mudança de geografia não
irá ajudar.
É por isso que
quando a humanidade está em profundo tumulto, as pessoas se tornam
viajantes. Elas vão de um país para outro. Elas estão sempre no
movimento de ida, elas estão sempre indo a algum lugar. E elas não
estão chegando a lugar algum, mas elas estão sempre indo a algum
lugar. Na verdade elas não estão indo a algum lugar, elas estão
apenas escapando dos lugares onde elas estão. Se elas estão nos
Estados Unidos, elas vão para a Índia, se elas estão na Índia, elas
vão para o Japão, se elas estão no Japão, elas vão para o Nepal.
Elas não estão indo a lugar algum, elas estão simplesmente tentando
escapar do lugar onde elas estão. E em todo lugar elas permanecem as
mesmas: nada acontece, porque a geografia nada tem a ver com isso.
Aqueles
vagabundos, sob certo sentido, são mais verdadeiros e honestos. Eles
decidiram com raiva. Eles xingaram e juraram. E disseram: 'Agora é
demais! Amanhã cedo nós não estaremos mais aqui esperando Godot. Nós
vamos embora!'
Amanhã novamente
o sol nasce e eles estão no mesmo lugar e esperando, e de novo
perguntando quando ele chegará. E eles se esqueceram completamente da
noite anterior quando eles tinham decidido ir embora... mas, para onde
ir?
Sem lugar para
ir. Essa é a segunda verdade básica a respeito da humanidade. A
primeira é que nada acontece, jamais. As coisas parecem acontecer, mas
você permanece o mesmo. Olhe para o seu ser. Alguma coisa já aconteceu
aí? Você era uma criança e sonhava muito, então você se tornou um
jovem e você ainda sonhava muito. Então você se tornou um velho e
você ainda está sonhando. Você sonhou com riquezas do mundo, agora
talvez você esteja sonhando com as riquezas do outro mundo, mas alguma
coisa aconteceu com você? E não fique assustado, porque se você ficar
assustado, você começará a formular perguntas secundárias.
Religião é
formular a questão fundamental, a questão verdadeiramente básica. E
é muito significante formular a pergunta corajosamente, porque na
própria formulação você está chegando próximo ao centro.
A segunda
verdade: você tem ido, ido e ido de um lugar para outro, de um estado
de humor para outro, de um plano para outro, de um nível para outro,
mas você não está chegando a lugar algum. Você já chegou a algum
lugar? Você pode dizer que você alcançou algum lugar? É sempre uma
partida. E nunca acontece uma chegada? Os trens estão sempre partindo,
os aviões estão sempre decolando, as pessoas estão prontas na sala de
espera. Sempre partindo e nunca chegando a lugar algum. Tudo isso é um
absurdo ... Mas você nunca pergunta.
Essas duas
perguntas são básicas e a terceira começa então a borbulhar: quem é
você? Porque, realmente, não é muito significativo perguntar quem é
Godot. Isso é uma criação sua, seus deuses são suas criações.... A
verdadeira religião, uma religião autêntica, não pergunta quem é
Deus. Ela pergunta 'quem é você?' Eu tenho que descer até a minha
fonte básica, somente ali, somente ali está a revelação. Jesus,
Buda, ou Baal Shem Tov - eles formulam as perguntas fundamentais.
A segunda coisa
para compreender a respeito das perguntas fundamentais é que as
perguntas fundamentais não têm respostas. A pergunta é a própria
resposta. Se você formular a pergunta autenticamente, no próprio
perguntar, ela será respondida. Não é que você pergunta 'quem sou
eu, quem sou eu, quem sou eu?' e num dia você vem a saber que você é
a, b, c, d. Não, você nunca vai chegar a saber a, b, c, d. Pouco a
pouco, quanto mais você perguntar, mais fundo chegará. Um dia, de
repente, a pergunta desaparece. Você estará de pé, face a face com
seu próprio ser, você está aberto para o seu ser. A pergunta terá
desaparecido e não haverá resposta.
Tenha isso como
um critério: se a pergunta puder ser respondida, ela não é
fundamental. Se por perguntar, a questão desaparece, ela é
fundamental, e nesse próprio desaparecer, você terá chegado. E pela
primeira vez, alguma coisa terá acontecido, pela primeira vez, você
já não é mais o mesmo. Godot não veio, mas a espera desapareceu.
Você não espera, você chegou. E uma vez que você tenha chegado, a
qualidade de seu ser será totalmente diferente. Então você pode
celebrar...................................................
Quando uma
semente se torna uma flor, existe alegria, existe deleite. Uma vez que
você compreenda quem você é, uma vez que você vá fundo em seu
vazio, sem medo, uma vez que você aceite a morte interna, e você não
tente escapar através de sonhos e projeções, uma vez que você aceite
que você é pó e ao pó retornará e que entre esses dois
acontecimentos não há nada, só um profundo vazio, você terá chegado
ao que Buda chama Nirvana. E isso é o que o Hassidismo chama Deus. Isso
não é o seu Godot. ..........
Uma vez que você
esteja pronto para entrar no vazio, de repente o medo desaparece, a
mesma energia se torna celebração. Você pode dançar porque aquilo
que parecia ser vazio era uma interpretação da mente, não era vazio.
Aquilo era tão cheio que a mente não podia entender aquela imensa
dimensão..........................
Uma vez que você
entre em seu ser mais profundo, a mente não pode entender. Ela é
totalmente alheia a essa nova linguagem, ao novo território. Isso é
absolutamente desconhecido para ela. A mente não pode ajudar nisso. Ela
segue simplesmente vazia. A coisa é demais para ela. A luz é tão
brilhante e deslumbrante que a mente segue vazia e em branco. Você fica
com medo e escapa, então você cria um falso deus, um Godot......
Existem
religiões de Godots, igrejas, mosteiros, templos. Elas estão
organizadas em torno de um credo, organizadas por causa do medo do
homem, organizada por causa da mente escapando de seu vazio interior,
são doutrinas e dogmas para preencher você. Todas elas são
barreiras...........
As religiões
comuns são falsos fenômenos. Tenha cuidado com elas. Você pode
estudar e, enquanto você estuda, você pode se sentir bem, enquanto
você estuda, você pode se esquecer de si mesmo. Você pode entrar em
teorias sutis e pode acontecer uma certa curtição intelectual, um
deleite intelectual. Você pode participar de rituais e pode haver uma
certa intoxicação nisso. Se você repetir um mantra continuamente,
você ficará intoxicado, ele está criando um álcool interno através
do som. Ou você pode entrar nas drogas. Você mudará a sua química e
por poucos momentos você alcançará uma altura que é falsa, que não
é uma altura real, porque você não tem alicerces para ela. Foi a
química que empurrou você.
..................................................
Eu encontro você
na estrada e eu tenho uma lanterna. De repente, você não está mais na
escuridão, mas a lanterna é minha. Em breve nós iremos partir, porque
o seu caminho é o seu caminho e o meu é o meu. E cada indivíduo tem
um caminho individual para alcançar seu destino. Por um momento você
esquece toda a escuridão, a minha luz funciona para mim e também para
você. Mas em breve o momento chega e nós teremos que partir. Eu sigo o
meu caminho e você o seu. Agora, de novo, você terá que ir apalpando
na escuridão e a escuridão será ainda mais forte que antes.
Assim, não
dependa da luz dos outros. É até melhor ir apalpando na escuridão,
mas deixe que a escuridão seja sua. A luz de alguma outra pessoa não
é boa. Mesmo a própria escuridão de uma pessoa é melhor para ela.
Pelo menos é dela mesma, pelo menos ela é a sua realidade. E se você
viver em sua própria escuridão, mesmo a escuridão se tornará menos e
menos escura. Você será capaz de ir apalpando, você aprenderá a arte
de apalpar e não irá cair.
Pessoas cegas
não caem. Se você tentar andar com os olhos fechados, enfrentará
dificuldades. Nem cem passos você conseguirá dar. Mas o homem cego tem
andado de toda maneira, a cegueira é dele. Com os olhos fechados você
está tomando uma cegueira por empréstimo, ela não é sua.
Mesmo a
escuridão, sendo da própria pessoa, é boa. Os erros da própria
pessoa são melhores que as virtudes de outras pessoas. Lembre-se disso,
porque a mente está sempre tentada a imitar, a tomar emprestado. Mas o
que é significante não pode ser tomado emprestado. Não, você não
pode entrar no reino de Deus com dinheiro emprestado, não tem jeito.
Você não pode subornar os guardas, porque não existem guardas, e
você não pode entrar pela porta do ladrão, porque não existem
portas. Você tem que caminhar e ao caminhar, criar o seu próprio
caminho. Caminhos prontos não estão disponíveis.
Isso é o que as
falsas religiões seguem ensinando as pessoas: 'Venha! Esta é uma
superestrada. Seja um cristão e não precisará mais se preocupar.
Então nós iremos cuidar de todo o seu fardo. Então nós nos
responsabilizaremos.' Jesus disse: 'Seja você mesmo' e o Papa do
Vaticano diz: 'Siga o cristianismo'.
Todo o
cristianismo é contra Cristo, todas as igrejas são contra a religião.
Elas são cidadelas de anti-religião e de anti-Cristo, porque aqueles
que alcançaram o conhecimento enfatizaram que você deve ser você
mesmo. Não existe outra maneira de ser. Tudo o mais é falso,
desonesto, não sincero, imitação, feio. A única beleza possível é
ser você mesmo, ser você mesmo em tal pureza e inocência que nada de
fora, estranho, entre em você.
Caminhe em sua
própria escuridão, porque caminhando, apalpando, pouco a pouco você
irá encontrar a sua própria luz também. Quando você tem a sua
própria escuridão, a luz não está muito longe. Quando a noite está
escura, a manhã está próxima, quase chegando. Se você se tornar
dependente de luz emprestada, você estará perdido. A escuridão nunca
é tão perigosa quanto uma luz emprestada. Conhecer é bom, mas o
conhecimento não é bom. O conhecer é seu e o conhecimento é dos
outros......................
Para você
caminhar não é preciso que o mundo inteiro seja preenchido com luz,
basta o seu próprio coração. Uma pequena chama e será o suficiente,
porque ela irá iluminar suficientemente o caminho para você caminhar.
Ninguém caminha mais do que um passo de cada vez. Uma pequena chama no
coração - de consciência, de clareza, de meditação, uma pequena
chama e será o bastante. Ela ilumina um pouco seu caminho. Então você
dá um passo e então a luz avança mais adiante.
Lao Tsé diz:
'caminhando um passo de cada vez, a pessoa pode caminhar dez mil
milhas'. E Deus não está lá longe. O Godot está lá longe, você
nunca irá alcançá-lo. Você terá que esperar, esperar e esperar. Ele
é uma espera. Godot é uma espera infinita, porque ele é simplesmente
uma imaginação. Ele não está lá. Ele é como o horizonte, ele
aparenta estar...........................
Godot é um
horizonte, ele é uma espera, ele preenche o seu vazio e engana você.
Esse é o único engano. Mas Deus não está longe. Deus está
exatamente onde você está, exatamente agora.............
Viver é
possível somente neste momento, porque não existe outro momento. E
quando eu estou dizendo essas coisas, não comece a pensar a respeito
delas, porque pensar é um processo e leva você para o futuro. Ouça-me
e entenda - isso não é uma questão de pensar. Eu não estou falando a
respeito de alguma hipótese. Eu estou simplesmente falando para vocês
um fato. Eu não estou dando a vocês uma doutrina, eu só estou
indicando qual é o caso. Você não precisa pensar a respeito disso.
Você pode ouvir e se você tiver ouvido bem, atentamente, o
entendimento é imediato.
Comigo, você
irá perder a trilha repetidas vezes, porque essa é a minha luz. Mas,
uma vez que você saiba que a luz é possível, você se tornará
confiante de que a sua luz também é possível. Se isso acontece com
esse homem, por que não com você? Meus ossos são exatamente como os
seus, meu sangue, exatamente como o seu, eu sou de carne-e-osso como
você. Eu estou tão empoeirado quanto você. Se alguma coisa do além
foi possível para esse homem, você pode confiar, não há necessidade
de hesitar, você também pode dar o salto.
Comigo, nesses
dias, enquanto você estiver comigo, eu vou tentar caminhar com você
com minha luz. Lembre-se: aproveite isso, mas não dependa disso. Leia o
Torah, leia a Bíblia, aproveite pois eles são realmente lindos, mas
não dependa. Curta o seu próprio impulso, o seu próprio desejo, dê
uma urgência, uma intensidade para chegar, para chegar onde você já
está. Isso não irá acontecer em algum outro lugar. Isso está aí,
onde você está.
A religião não
é um objetivo, ela é uma revelação. Religião não é um desejo, ela
é realidade. Só um pequeno sintonizar, e eu digo só um pequeno e tudo
se torna possível. A vida se torna possível, de outro modo você
viverá vazio e esperando. Não seja os vagabundos da peça de Samuel
Beckett 'Esperando Godot'. Você já esperou muito. Ponha um fim nisso,
agora, e comece a viver. Por que esperar? Quem você está esperando?
Quem é afinal esse Godot?
Neste momento,
toda a existência cruza em você.
Neste momento,
tudo que está na existência, culmina em você.
Neste momento,
você é um crescendo. Curta isso.
Se você puder
entender que você é o objetivo, será muito fácil entender essa
história. Ela é pequena, mas muito significante e penetrante. Você é
o objetivo, você é o caminho, você é a luz, você é o todo. Esse é
o significado quando nós dizemos 'você é sagrado'.
Se você veio a
mim, lembre-se: deixe-me ser simplesmente um encorajamento, um
encorajamento para levar você a si mesmo. Permita-me e ajude-me de tal
maneira que eu possa atirá-lo de volta ao seu ser mais profundo. Esse
é o significado de um mestre: um mestre ajuda você a ser você mesmo.
Eu não tenho
qualquer padrão de comportamento para lhe dar, nenhum valor, nenhuma
moralidade. Eu tenho apenas liberdade para lhe dar, de modo que você
possa florescer, possa se tornar um lotus, uma luz e uma vida
eterna."
OSHO - The True Sage - Discourse n. 1
(tradução: Sw.Bodhi Champak)
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